NOTA DE REPÚDIO À PROPAGAÇÃO DO ÓDIO E DAS PRÁTICAS ANTI-DEMOCRÁTICAS

É com extrema preocupação que a Associação Brasileira de Estudos Sociais das Ciências e das Tecnologias (Esocite.Br), por meio de sua diretoria, acompanha os recentes casos de intolerância e perseguição política que se espalham por todo o território brasileiro. Repudiamos toda e qualquer ação ou manifestação de cunho racista, sexista, homofóbica, transfóbica e xenofóbica, que nesse momento revela-se associada ao atual cenário de concorrência eleitoral.
Execramos a perseguição e a brutalidade que tem tomado as ruas do país, que revela por si a intransigência e a total incapacidade de elaboração crítica em forma de argumentação consistente de grupos que pretendem fazer valer seus preconceitos perpetrando o terror e a desinformação. É inadmissível e temerário que um candidato ao cargo mais elevado da república brasileira incite publicamente seus seguidores a propagar o ódio e a violência.
A Esocite.Br exige que o sistema judiciário brasileiro observe e faça valer os valores democráticos e inclusivos que fundamentam a livre participação política no Brasil.
Ao passo em que relembramos nosso compromisso com a produção de uma Ciência autônoma, libertadora e engajada na promoção da justiça social, expressamos também nossa indignação em relação à ascensão de sentimentos fascistas no Brasil contemporâneo. Por fim, reafirmamos que resistiremos a toda e qualquer imposição totalitária, opondo-nos a este impio projeto de deterioração dos direitos humanos e de exclusão social.

Diretoria da Esocite.Br

 

Este post foi publicado em Notícias.